Durante o evento, organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, mais de 150 participantes irão receber orientações e tirar dúvidas sobre o que diz a lei acerca do trabalho precoce
|
Representantes de mais de cem cidades cearenses serão capacitados, nesta segunda e terça-feira (20 e 21), na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), para atuar no combate ao trabalho infantil, no Estado. Será a 9ª Oficina de Coordenadores Municipais do Peteca, o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho como modelo de boas práticas em defesa dos direitos e proteção à infância, no Brasil e no mundo.
Durante o evento, organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, mais de 150 participantes (a maioria, profissionais de ensino) irão receber orientações e tirar dúvidas sobre o que diz a lei em relação do trabalho precoce no Brasil. Também conhecerão mais sobre a atuação de órgãos que integram a rede de proteção à infância, como os conselhos tutelares. De volta aos municípios de origem, os novos coordenadores do Peteca vão capacitar professores da rede pública, para que identifiquem casos de exploração e promovam atividades em sala de aula a fim de conscientizar os alunos sobre os prejuízos do trabalho precoce.
Pesquisa
Segundo o IBGE, cerca de 80% dos brasileiros com menos de 18 anos que trabalham também frequentam escolas. “Os educadores são os profissionais que melhor estão capacitados e em condições de identificar e contribuir com a mudança desse cenário”, afirma o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. Dos 113 municípios que confirmaram presença, na oficina, 20 participarão das ações do PETECA pela primeira vez. É o caso de Choró, Fortim, Irauçuba, Jaguaribara, Mombaça e Nova Russas.
A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio apontou queda de 49% dos casos de trabalho infantil no Ceará, entre 2014 e 2015, enquanto a redução média no país foi de 19,8%. Em números absolutos, o IBGE identificou 73.895 crianças e adolescentes em situação de trabalho no Estado, em 2015. No ano anterior, eram quase 145 mil.
Serviço
IX Oficina de Coordenadores Municipais do Peteca
Dias 21 e 22 de fevereiro das 8h às 17h
Local: Aprece – Rua Maria Tomásia, 230
Com informações Assessoria MTP-CE