Um total de 8.676 novas empresas foram registradas no Ceará em novembro, sendo 7.114 Microempreendedores Individuais (MEI), o equivalente a 61% do total. O quantitativo de pessoas formalizando negócio nessa modalidade aumentou em relação à novembro de 2020, quando foram registradas 6.861. Os dados são da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).

O setor de serviços foi o destaque, com 4.875 aberturas, seguido do comércio, com 3.046 aberturas e da indústria, com 755 novos registros. De acordo com o levantamento da Jucec, o setor de serviços já vem sendo destaque em constituições desde 2020, quando apresentou 4.286 registros em novembro.

Segundo o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, os números levantados são resultado da missão da Jucec em reduzir a burocracia ao longo do processo de constituição, além da gradativa recuperação da economia no Estado do Ceará. Ele também afirma: “a Jucec anda lado a lado com o Governo do Ceará para ampliar o desenvolvimento econômico”.

Em relação às atividades, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios foi a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) com mais constituições do último mês, totalizando 963. Em seguida, com 682, o comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. De acordo com as estatísticas da Jucec, outras 3.244 empresas foram extintas no mês de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here