Cerca de 250 empresas, como Audi, L’Oreal, Volkswagen, Toyota, McDonald’s, os bancos Lloyds, HSBC e RBS mandaram retirar suas publicidades do Google e Youtube



Foto: Reprodução / Sonotíciaboa


Os maiores anunciantes do mundo acordaram e se manifestaram rapidamente. Eles não querem ter suas marcas ligadas a videos, notícias e causas ruins. A informação é do jornalista Rinaldo de Oliveira do site sonoticiaboa.com.br


Cerca de 250 empresas, como Audi, L’Oreal, Volkswagen, Toyota, McDonald’s, os bancos Lloyds, HSBC e RBS mandaram retirar suas publicidades do Google e Youtube. Clientes do Havas Group UK – braço britânico da sexta maior agência de propaganda do mundo – fizeram o mesmo.


A baixa mais recente foi a da rede de supermercados britânica Marks & Spencer, como informou a BBC.

A onda de evasão do Google/Youtube começou depois de uma investigação do britânico The Times, que mostrou anúncios ao lado de vídeos homofóbicos, antissemitas, com apologia ao estupro, além de outros extremistas de conteúdo político e religioso.


O jornal concluiu que, com seu dinheiro, as empresas e suas propagandas estão financiando indiretamente esse show de horrores.

Propaganda negativa

A Google, dona do Youtube, correu para tentar reverter os danos. O diretor da Google na Europa, Matt Brittin, admitiu o problema e falou sobre a imagem arranhada dos anunciantes. Ele anunciou que a Google lamenta o ocorrido e vai tentar reparar prejuízos à reputação das empresas.


Matt Brittin acredita que a gigante de buscas poderá mostrar aos anunciantes como pode controlar o destino de suas mensagens publicitárias. “O maior desafio será proporcionar mais transparência aos clientes sobre o processo de classificação de vídeos como “seguros para oferecer anúncios””, diz a BBC

Análise SóNotíciaBoa

Guardadas as devidas proporções, o episódio internacional mostra como é prejudicial a um produto, ou empresa, ter seu nome e marca associados a fatos ruins. Anunciar em programas que disseminam violência, por exemplo, mesmo que tenham bastante audiência, pode ser um tiro no pé.


Se por um lado o produto é mais visto, por outro, ele vai ficar ligado, na cabeça do telespectador, leitor ou ouvinte, aos fatos violentos mostrados. Sempre que vir o seu produto, ele vai lembrar e associá-lo à cena de violência exibida antes ou depois da sua propaganda, ou ainda em testemunhais apresentados durante o programa.


A associação involuntária se repete na notícia do jornal e da internet, já que os anúncios ficam ao lado, abaixo, no meio, ou acima da notícia violenta. O curioso é que as empresas investem muito dinheiro para fazer propagandas cinematográficas, às vezes com carrões, aviões, flores, gente bonita, sorrindo…


Depois elas gastam mais milhares de reais para exibi-las na mídia. E onde esses comerciais vão passar/ser publicados? Ok. Era só para te fazer refletir.


Com informações da redação do sonoticiaboa.com.br

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