Este mês, Fortaleza recebe a 16ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O evento será realizado entre os dias 23 a 26 de agosto e acontecerá no Teatro Riomar Fortaleza.

Esta edição contará com cinco espetáculos teatrais, com encenações que vão do drama à comédia e também são acessíveis ao público infantil. As apresentações são abertas ao público, mas a organização sugere que as pessoas troquem seus ingressos por dois ou mais quilos de alimentos não-perecíveis. A “troca de ingressos” já está ocorrendo em quiosques montados nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota e nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE) – sedes Piedade e Água Fria. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades beneficentes.

Espetáculos

Em 2018, a Mostra, que é promovida pela Associação Estação da Luz, contará com os seguintes espetáculos: “Emanuel – A luz de Chico Xavier (SP)”, “Naquela Estação (DF)”, “O Pequeno Ogum (CE)”, “Se Romeu e Julieta não tivessem morrido (CE)” e “Samara Sempre Sabe (RJ)”, todos levando ao público mensagens de paz, amor e solidariedade. Vale ressaltar que o evento não possui fins lucrativos e que ao longo desses 16 anos já arrecadou mais de 148 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 88 entidades sociais.

Apoio

A Mostra não sairia do papel se não fossem as empresas que tanto apoiam a arte e enxergam na iniciativa uma oportunidade de promover uma cultura de paz e de ajuda mútua ao próximo. Estão juntos nesse projeto a Halexistar, Servis Segurança, Ultralimpo Soluções Ambientais, Corpvs Segurança, Hapvida, Café Santa Clara, Stand Show, Jardins Gourmet, Pasto & Pizza, Shopping Aldeota, Construtora Manhattan e Shopping Riomar Fortaleza, com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Entidades beneficiadas

Este ano, as entidades que receberão as doações serão: Fundação Beto Studart, Movimento de Saúde Mental Comunitária, Instituto João de Deus, Casa da Misericórdia, O Pequeno Nazareno, Associação Casa de Abrigo ao Idoso 3 Irmãs e o Projeto Acordes Mágicos – da Instituto Silva Cruz.

Homenagem

A comenda Madre Tereza de Calcutá é entregue desde 2010 como forma de reconhecer as figuras da sociedade que têm como característica principal a doação e a dedicação em prol do próximo. Este ano, o agraciado é Nilton Sousa, professor de História desde 1996. Ele Concilia as aulas com atividades na Sociedade de Estudos Espíritas Casa de Francisco e também no Lar Clara de Assis, obra assistencial de amparo a crianças carentes.

Interior

Além de o evento acontecer na capital cearense, também deve percorrer o interior do estado, com espetáculos itinerantes. Icó, Cascavel, Sobral, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Viçosa do Ceará, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Pentecoste e Horizonte contarão com apresentações abertas ao público.

Programação

23/08 – às 20h (Quinta-feira)

EMANNUEL – A LUZ DE CHICO XAVIER / SP

Categoria: Drama

Sinopse: O espetáculo que vem emocionando o Brasil. Em uma conversa entre Chico e Emmanuel, conhecemos sua trajetória de reencarnações, a conversa pessoal que teve com Jesus Cristo, suas provações, frustrações, realizações e, principalmente, seu trabalho junto ao Médium Chico Xavier que, como poucos sabem, já ocorreu outras vezes em outras encarnações.

24/08 – às 20h (Sexta-feira)

NAQUELA ESTAÇÃO / DF

Categoria: Adulto

Sinopse: Em uma estação de trem perdida no tempo, seus trilhos podem se tornar grades que aprisionam as pessoas naquele lugar. Nas encruzilhadas de seus destinos, histórias se encontram e seus passageiros vivem na expectativa de que algo chegue, de que algo não se vá. Encontros e desencontros pairam em meio à fumaça e ao soar do apito. Estação é apenas lugar de passagem.

25/08 – às 16h (Sábado)

O PEQUENO OGUM / CE

Categoria: Infantil

Sinopse: A história do menino que deixa sua aldeia para se aventurar em terras desconhecidas e se tornar um guerreiro. Para conseguir realizar seu desejo precisa enfrentar grandes obstáculos e provar que consegue vencer até mesmo a morte.

25/08 – às 20h (Sábado)

SE ROMEU E JULIETA NÃO TIVESSEM MORRIDO / CE

Categoria: Comédia

Sinopse: Como seria a continuação de Romeu e Julieta, se eles tivessem conseguido ficar juntos? É o que imagina essa comédia que se passa entre os anos 80 e os dias de hoje. Romário e Julinha, filhos de candidatos municipais de partidos opostos, se casam, apesar das diferenças, e provocam uma reviravolta na cidade de Jatobazinho. Entre disputas familiares e políticas, a busca da paz através do amor é o tema central dessa história divertida.

26/08 – às 20h (Domingo)

SAMARA SEMPRE SABE / RJ

Categoria: Comédia

Sinopse: Humor e suspense eletrizante se fundem numa linguagem inspirada nos antigos clássicos da comédia pastelão para falar sobre os perigos do mau uso da mediunidade. Eldora Montgomery, uma senhora simples mas de princípios, é convencida por uma amiga a montar um “negócio de violência” para atender consulentes endinheirados. Até uma certa altura, eles se dão bem e ganham muito dinheiro, mas acabam se metendo em perigosas enrascadas.

Associação Estação Luz

A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará e com 14 anos de atuação. Fundada no dia 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários, assumiu o compromisso de implementar projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte, todos voltados para a construção de uma cultura de paz e transformação cultural.

A Associação Estação Luz também é destaque na área cinematográfica, através da Luz Filmes, de onde já produziu, ao longo dos seus dez anos de história, diversas produções cinematográficas. Além de também encabeçar a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Este que já reuniu mais de 30 mil espectadores.

Serviço

16ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Data: 23 a 26 de agosto de 2018
Local: Cineteatro São Luiz e Teatro Riomar Fortaleza

Entrada: Sugere-se que sejam trocados alimentos pelos ingressos. Os pontos de troca são nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota, e nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE) Piedade e Água Fria.

Telefone: (85) 3260-5140
Site: www.teatrotranscendental.com/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here