Continuando as comemorações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, o Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro do Hapvida promove evento nos dias 16 e 17 de agosto. Realizado no Espaço Mãe Canguru, localizado no segundo andar do hospital, a ação terá como tema “O aleitamento materno como a base da vida”.

O encontro é aberto ao público, incluindo as mães que tiveram bebê no Eugênia Pinheiro e as mães dos bebês internados na UTI neonatal da unidade. Para participar basta se inscrever pelo telefone (85) 9 8990-7561 (Gabriela Costa – organizadora do evento), informando nome completo e número de telefone. O evento é gratuito e disponibilizará 50 vagas.

O evento contará com momentos para convidados, mães internas e profissionais da área de saúde. Na programação, haverá roda de conversa, oficina, palestras, mesa redonda, além de relatos de experiência sobre amamentação e prematuridade, apresentação musical e entrega de diplomas em homenagens às mães que amamentaram exclusivamente durante os seis primeiros meses do bebê. Na ocasião será inaugurado ainda painel de fotos com histórias de carinho e milagres das mães de UTI.

Segundo a organizadora do evento e Coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, Gabriela da Costa Vasconcelos, o hospital, enquanto maternidade, apoia e abraça a causa do aleitamento materno como cuidado primordial, como lema e como missão. “Como apoiadores do agosto dourado, mês todo voltado para a promoção do aleitamento materno, promovemos esse evento, que será o primeiro de muitos. Acreditamos que a criança e a mãe são beneficiadas com a amamentação e com as práticas corretas dentro do nosso ambiente hospitalar, por isso contamos com o apoio de todos os profissionais envolvidos no cuidado das mães e das crianças”, reforça.

Gabriela conta ainda que esse esforço e cuidado para com o aleitamento materno ocorre desde o pré-natal da gestante até o pós-parto. A maternidade possui um comitê de aleitamento materno, composto pelos variados profissionais envolvidos no atendimento às mães e bebês, bem como protocolos para esse momento. O incentivo ao aleitamento na primeira hora de vida é muito importante para a saúde do bebê, por isso, vem sendo estimulado em todas as unidades do Hospital. Além disso, frequentemente são realizados ações e treinamentos, visando a capacitação de toda a equipe para que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo. E esse esforço se dá para que a amamentação seja incentivada mesmo em situações adversas.

“Dentro da UTI-neonatal, mesmo diante da dificuldade da internação do bebê e, muitas vezes, da impossibilidade da amamentação direto no seio, apoiamos as mães e as orientamos a ordenhar e a ofertar o leite materno ao bebê o mais precocemente possível, dentro das condições clínicas de cada uma. Afinal, o aleitamento materno é, sem dúvida, uma prática que traz resultados na condição clínica e na recuperação dos bebês internado na UTI-neonatal”.

Programação

16 de agosto
Público: Convidados e mães internas
Local: Espaço Mãe Canguru
09h00| Abertura
09h10| Café da manhã
09h20| Roda de Conversa: Mitos e verdades da amamentação, benefícios ao longo da vida e engasgo durante a mamada
09h50| Oficina: Não desista mesmo diante de complicações na mama
Público: Profissionais de área de saúde
Local: Sala de Reunião
09h00| Palestra: A importância dos 1.000 dias para o lactente
09h50| Palestra: Doação de leite materno – conhecendo o fluxo do posto de coleta e banco de leite
10h50| Mesa Redonda: Apoio e incentivo a amamentação às mães no ambiente hospitalar
14h00| Palestra: Amamentação e o desenvolvimento orofacial
15h00| Hora de ouro e Amamentação: a importância da primeira hora de vida do bebê

17 de agosto
Público: Convidados e mães internas
Local: Espaço Mãe Canguru
09h00| Apresentação musical: homenagem às mães
09h10| Café da manhã
09h20| Relatos de experiência: Amamentação X Prematuridade
09h50| Entrega de diplomas: Mães que ofertaram leite materno 6 meses exclusivos
10h00| Inauguração do painel de fotos: Histórias de carinho e milagres – Mães de UTI
11h00| Encerramento

Serviço

1ª Semana da Amamentação
Local: Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro (Espaço Mãe Canguru – 2º andar) – Av. Heráclito Graça, 500 – Centro
Data: 16 e 17 de Agosto de 2018
Horário: 9h às 16, no dia 16/08, e 9h às 12h, no dia 17/08
Inscrições: Gratuitas pelo telefone: (85) 9 8990-7561 (Gabriela Costa)

Com informações da Assessoria do Evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here