Fundado em 10 de agosto de 1905 o Lar Torre de Melo chega aos 107anos firme em sua nobre missão: acolher, em Serviço Proteção Social Especial de Alta Complexidade, pessoas idosas de ambos os sexos, a partir dos 60 anos. O faz com muito amor e dedicação, praticando o ensinamento divino: “Na velhice não me rejeiteis; ao declinar das minhas forças, não me abandoneis” (Sl.: 70,9). Isto é constatado no amplo leque de atendimento que ali é prestado, nas áreas de saúde, social e demais serviços de alimentação, medicação, vestuário, cama, mesa, banho, higiene pessoal, ambiental, acompanhamento, funeral, entre outros.

O trabalho evolve profissionais das áreas de assistência médica, enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e serviço social. Tudo sem fins lucrativos. Ali predomina a filantropia e o voluntariado. Assim, e cada um de nós podemos nos dispor a ajudar profissional, financeira ou materialmente na manutenção daquela exemplar entidade. O Lar Torres de Melo esta sediado em um prédio de rara beleza arquitetônica, típico do outrora elegante bairro do Jacarecanga,  em área ampla, ajardinada e pátios aconchegantes, na rua Julio Pinto, 1832, fone (85) 3206-6750, nas proximidades do também centenário Liceu do Ceará.

O Lar Torres de Melo precisa efetivamente de muita ajuda para manter os 220 idosos internos, dos quais 100 dependentes (acamados) e ainda 100 das comunidades circunvizinas atendidos pelo Projeto de Convivência. Dentre os dependentes muitos não conseguem se alimentar com sólidos e precisam de papinhas e mingaus. Para evitar escaras – feridas causadas pelo constante contato da pele com o colchão – os internos acamados recebem atendimento intensivo, que inclui até dieta especial, além dos cuidados médicos, de enfermagem e fisioterapia, tudo sem ajuda oficial e sem o SUS.

Os recursos são parcos e a despesa é grande. Para se ter uma idéia basta dizer que, em média, no Lar Torres de Melo são consumidos mensalmente, entre outros produtos: 1.200kg de arroz, 240kg de açúcar, 360kg de feijão, 2.000kg de carnes variadas, 170 latas de maisena, 3.000 litros leite, 13.500 pães carioquinhas e 180 pacotes de fraldas geriátricas. Considerando-se os gastos com serviços de luz, água e esgoto, telefone, equipamentos, remédios e salários de 120 funcionários, chega-se a uma despesa mensal total de aproximadamente 280 mil reais, cuja receita fixa é de apenas 20%, enquanto que os 80%  restantes ficam por conta das doações. 

Portanto é imprescindível a solidariedade da sociedade. Pode-se ajudar até juntando e ofertando tampinhas de plásticos para reciclagem: colabora-se com o social e o meio ambiente agradece. Parabéns ao presidente José Ramos Torres de Melo Filho e a sua abnegada equipe!

Paulo Tadeu é jornalista – paulotadeus@gmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here