Dias 06 e 07 de outubro será a data do Curso “Clínica Precoce e Desenvolvimento Infantil: Detecção de Sinais de Risco na Primeira Infância”, com a presença de Daniele de Brito Wanderley, de Salvador.
A palestrante é psicóloga e psicanalista, especialista em Psicopatologia do Bebê (Universidade Paris XIII) e em Psiquiatria Infantil (Universidade Paris V), mestre em Psicanálise e Medicina (Universidade Paris VII), além de possuir vasta experiência com os instrumentos PREAUT (França) e IRDI (Brasil), auxiliares na detecção e na intervenção precoce em situações envolvendo riscos para o desenvolvimento infantil, incluindo o autismo.
O evento
A solenidade é uma promoção do ProCria, um grupo interdisciplinar que atende, em Fortaleza, gestantes, bebês, crianças de 0 a 3 anos e seus cuidadores, que se encontrem em situação de sofrimento psíquico. As atividades do grupo têm por finalidade detectar, por meio do uso de instrumentos e conhecimentos específicos, possíveis riscos para o desenvolvimento infantil e assim intervir precocemente, sempre trabalhando em parceria com a família, a escola e instituições em geral, além de também capacitar diferentes especialidades profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, fortalecendo com isso um diálogo permanente.
Os profissionais participantes do ProCria entendem que cuidar de bebês e crianças muito pequenas, que já apresentem algum sinal de sofrimento ou risco à sua constituição psíquica e ao seu desenvolvimento, e de seus cuidadores, é um desafio que se faz hoje sobretudo à saúde pública e às políticas públicas em geral. Nesse sentido, é sustentado que a detecção e a intervenção precoces diante de impasses no desenvolvimento é fundamental para minimizar possíveis danos ou prejuízos, antes mesmo que eles se instalem e possam comprometer o funcionamento global do indivíduo, ideia que hoje ganha força da recente alteração proposta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionada pela Presidência da República, em 26 de abril, que preconiza como obrigatória “a aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou outro instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico”.
Curso:
Clínica Precoce e Desenvolvimento Infantil: Detecção de Sinais de Risco na Primeira Infância
Convidada:
Daniele Wanderley
Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Psicopatologia do Bebê. Coordenadora da Pesquisa PREAUT, em Salvador. Membro do Grupo Nacional de Pesquisa Multicêntrica do IRDI para o Desenvolvimento Infantil, no Brasil. Diretora da coleção de livros “De Calças Curtas”, voltada para o atendimento interdisciplinar de zero a três anos.
Datas e horários:
06/10: 13 às 19h
07/10: 8 às 13h e 14 às 17h
Carga horária:
14 horas
Local:
Espaço da Palavra
Faculdade Farias Brito
Rua Castro Monte, 1364 – Aldeota
Valor: R$ 180,00
Contatos:
procriafortaleza@hotmail.com