O palco principal do Cineteatro São Luiz, receberá no dia 06 de outubro, às 19h, mais de 150 brincantes do Maracatu Solar que interpretam o espetáculo “Um Cada Um…Um Cada Sol…”, uma verdadeira ópera popular que agrega elementos de ancestralidades, identidades étnicas , e religiosidades através das linguagens da música, da dança e da artesania por meio de figurinos e adereços.

O Maracatu Solar, institucionalmente um Programa de Formação Cultural Continuada da Associação Cultural Solidariedade e Arte –SOLAR, foi fundado nos finais de 2006 por um grupo de artistas, entre estes Pingo de Fortaleza, Alan Mendonça, Descartes Gadelha, Tieta Pontes e Wiltom Matos, entre outros, e desde então vem desenvolvendo um conjunto de ações que procuram agregar valores a essas importante e referencial manifestação cultural cearense.

Com características próprias como a diversidade rítmica, as fantasias leves, a não obrigatoriedade da pintura no rosto entre seus brincantes e a não participação na competição carnavalesca, embora participe dos desfiles das agremiações de carnaval, o maracatu Solar atualmente conta com aproximadamente 300 brincantes e tem sua musicalidade bastante difundida, através dos projetos Brincar de Maracatu, Tambores Ancestrais na Noite Escura, entre outros.

O espetáculo “Um Cada Um…Um Cada Sol…” procura sintetizar a historicidade do Maracatu Solar e apresentar ao público a passagem de um cortejo simbólico de coroação de uma rainha negra por meio da interpretação de 17 canções referenciais de seu hinário, acompanhadas de suas respectivas coreografias e interpretadas por seus brincantes divididos em batuqueiros, dançarinos, cantores e músicos. O espetáculo traz a sonoridade do batuque acrescida de um naipe de sopros, experiência já realizada pelo Maracatu Solar no projeto Batuque de Carnaval, apresentado em praça púbica em janeiro desse ano.

O espetáculo contará com as participações especiais dos cantores, todos eles brincantes do Maracatu Solar: Pingo de Fortaleza, Jord Guedes, Eliahne Brasileiro, Dgal, Cariolano Solar, Wiltom Matos, Juliana Roza, Artur Guindugli, Juliana Eva, Inês Mapurunga e Yane Caracas, além de contar com Descartes Gadelha, griô do Maracatu Solar e responsável pelos arranjos rítmicos do grupo, que será o solista do espetáculo no universo da percussão. A regência de Um cada Um…Um cada Sol… ficará a cargo de Catherine Furtado. No campo da dança a coordenação das coreografias é de Fabrício Óliver, Débora Íngred e Gil Rodrigues.

No repertório do espetáculo estão alguns clássicos do maracatu cearense como Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), Maracatu Solar (Descartes Gadelha, Inês Mapurunga, Wiltom Matos, Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça) , Solencanto (Pingo de Fortaleza) Paz de Oxalá (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), além de todas as parcerias de Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha compostas para o Maracatu Solar (Oxum de Mim, O axé Oculto de Ossain entre outras) e inédita “Para Minha Mãe Yemanjá” composta por Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha para ser a loa oficial do Maracatu Solar em 2019.

Serviço
“Um Cada Um…Um Cada Sol…” – Show de Gravação do DVD/CD do Maracatu Solar
Local: Cineteatro São Luiz
Dia: 06 de outubro de 2018
Horário: 19h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
No local, também estarão disponíveis à venda produções da Solar (Livros, CDs, etc)
Informações: (85) 3226 1189 / 9.9987 7321

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here