Informação necessária.
 

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber nosso informativo eletrônico:
Nome: Informação necessária.
E-mail: Informação necessária.E-mail inválido.
 
Youtube Twitter Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

NOTÍCIAS

  07/02/2017 
CULTURA

Fortaleza recebe o evento Panorama de Arte e Cultura da Bulgária

Durante mais de duas semanas os cearenses poderão conferir de perto manifestações culturais da Bulgária por meio de uma  programação eclética e gratuita

Foto: Tadeu Bianconi

Durante mais de duas semanas, os cearenses poderão conferir de perto manifestações culturais da Bulgária por meio de uma intensa programação completamente gratuita do evento “Bulgária – Panorama de Arte e Cultura. As apresentações acontecem entre os próximos dias 9 e 26 de fevereiro e vão ocupar os mais prestigiados equipamentos culturais do Estado instalados em Fortaleza, como Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A abertura oficial do evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 09 de fevereiro, às 18:30, no Cineteatro São Luiz com a exibição do filme “O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev. A entrada é franca, e os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria local a partir das 17h30min. Programação completa anexa.

PIC
A iniciativa faz parte da 2ª edição do Projeto Panoramas Internacionais de Cultura - PIC, idealizado pelo Instituto Cultural Zenon Barreto em parceria com a produtora Arte Pensamento, e tem como objetivo promover um rico intercâmbio cultural entre Brasil e Bulgária. A 1ª edição do PIC  aconteceu em  2016 em Sófia, capital da Bulgária, e revelou um pouco da cultura do Estado do Ceará, especialmente do cinema.

A programação desta edição reúne vários artistas búlgaros, entre eles a prestigiada pianista  Borislava Taneva, que apresenta o recital “O Piano Búlgaro”, e o multi-artista Orlin Atanasov, com experiência em pintura, escultura, graphic design, interior design, editoria de arte, cenografia de ópera  e art-show infantil para tvs búlgaras, além de artistas plásticos da região de Varna, na costa búlgara do Mar Negro.

Haverá ainda a participação de dois premiados fotógrafos brasileiros, Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo, e do fotógrafo francês residente na Bulgária Pierre Etienne Jay, na mostra "Olhares contemporâneos - brasileiro e estrangeiro - sobre a Bulgária".

Além do recital e das exposições de gravuras, fotografias, símbolos  e colagens, com participação das curadoras Albena Bezovska e Plamena Racheva, crítica de Arte e diretora geral da Galeria Municipal de Varna – Bulgária, a programação conta com exibição de longas e curtas-metragens, incluindo filmes de animação, e encontros literários com apresentação dos livros “A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores” do escritor búlgaro radicado no Brasil, Ilko Minev, além da tradução de poesia búlgara de Maria da Guia Silva Lima.

“Recortamos e promovemos expressões artísticas de comunidades distantes entre si, buscando ampliar o seu alcance vivo. Sem subordinação a imperativos comerciais, favoreceremos a troca de relações culturais inusitadas”, declara Nara Barreto, presidente do Instituto Cultural Zenon Barreto.

Serviço
Evento: Projeto Panoramas Internacionais de Cultura | Bulgária – Panorama de Arte e Cultura
Período: 9 a 16 de fevereiro de 2017
Abertura Oficial: Exibiçao do filme “ O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev
Local: Cineteatro São Luiz
Data: dia 09 de fevereiro de 2017, quinta-feira
Horário: às 18:30h
Entrada Franca. Ingressos na bilheteria local a partir das 17:30

Saiba mais: http://www.zicciz.org/

Com informações da assessoria do evento
 

Última atualização: 07/02/2017 às 10:36:17
 

Notícias Relacionadas

10/04/2017    Bienal: programação levará escritores para diálogo em diversos locais da Capital
17/03/2017    “Leituras na Praça” segue com suas atividades e reforça a leitura de clássicos
15/03/2017    Mostra de Teatro Transcendental recebe inscrições de peças até 30 de abril
14/01/2017    Dia do Ceará com programação especial na praça matriz de Aquiraz
05/01/2017    Comunidade Nossa Senhora Aparecida mantém viva a tradição do reisado
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

PÁGINA INICIAL

 
 

Copyright © 2009-2017 Agência da Boa Notícia  •  Todos os direitos reservados.
Av. Des. Moreira, 2120, sala 1307 - Aldeota  •  CEP: 60170-002  •  Fortaleza - CE
Fone/Fax: (85) 3224.5509  •  E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

    www.igenio.com.br