Informação necessária.
 

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber nosso informativo eletrônico:
Nome: Informação necessária.
E-mail: Informação necessária.E-mail inválido.
 
Youtube Twitter Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

NOTÍCIAS

  05/01/2017 
CULTURA

Comunidade Nossa Senhora Aparecida mantém viva a tradição do reisado

Em Fortaleza, todos os anos, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida realiza o Reisado. Situado no Conjunto Planalto da Barra, o grupo percorre as casas do bairro eternizando a tradição religiosa

Foto: Arquivo Pessoal
Comunidade Nsa Sra Aparecida percorrendo as ruas do bairro em mais uma noite de tradição e festa

O Dia de Reis é o último dia da Epifania (período que vai desde o nascimento de Jesus Cristo até o dia 6 de janeiro). Durante esse período, comunidades e grupos organizados percorrem as ruas da cidade, visitando as casas, de porta em porta para celebrar o nascimento de Jesus com instrumentos musicais de confecção artesanal e muita animação.

O reisado é uma manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro. É praticada por católicos ou simpatizantes do catolicismo com o objetivo de relembrar a procura dos Três Reis Magos ao esconderijo do menino Jesus, guiados por uma estrela, ao encontrarem o menino ofereceram à ele homenagens e presentes. Na bíblia, no Evangelho de São Mateus, capítulo 2 é possível conhecer a história.

Em Fortaleza, todos os anos, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida realiza o Reisado. Situada no Conjunto Planalto da barra, o grupo percorre as casas do bairro eternizando a tradição religiosa. Eles cantam, dançam, comemoram e em troca recebem a acolhida das pessoas e ajuda para seguir com os trabalhos do grupo.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Há vinte anos, os moradores do conjunto Planalto da Barra, na Barra do Ceará se reuniram com um objetivo comum: evangelizar. Uma das moradoras do bairro cedeu a sua casa e lá começaram os primeiros trabalhos da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Hoje, o grupo  dispõe  de um espaço próprio e conta com várias pastorais, são elas: catequese, crisma, círculo bíblico, coroinhas, ministros da eucaristia, dízimo, coral, batismo e a pastoral da criança, que atende especificamente o bairro Vila Velha. As pastorais representam a igreja em ação, com a missão de anunciar Jesus Cristo, buscando à Deus seguindo a palavra do senhor.

Os trabalhos são realizados todos em conjunto. O coordenador da comunidade, Marcelo Reis, fala da necessidade de união. “A função de coordenador é multi. Não seria possível uma pessoa só desempenhar. Nós temos secretário e tesoureiro. Eu procuro criar um ambiente bom com todos e dirigir as atividades, mas, cada coordenação desenvolve sozinha suas atividades. Não dependem de mim para agir,” explica Marcelo.

As coordenações contam com o trabalho de cerca de vinte colaboradores. As palavras da bíblia são o fundamento e alicerce do grupo. “Na comunidade é onde eu tento imitar os ensinamentos que Jesus nos deixou. Amar ao próximo, cuidar dos filhos de Deus ajudando aos que precisam de nós. Me sinto bem em conduzir pessoas para a vida cristã. Tenho o meu trabalho que gera o meu sustento, mas, não me impede de buscar cada vez mais a vida em Cristo”, afirma Marcelo.

Serviço
Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Avenida K 931 Planalto da Barra – Barra do Ceará
Contato: 85 988930610


 

Última atualização: 05/01/2017 às 12:22:12
 

Notícias Relacionadas

10/04/2017    Bienal: programação levará escritores para diálogo em diversos locais da Capital
17/03/2017    “Leituras na Praça” segue com suas atividades e reforça a leitura de clássicos
15/03/2017    Mostra de Teatro Transcendental recebe inscrições de peças até 30 de abril
07/02/2017    Fortaleza recebe o evento Panorama de Arte e Cultura da Bulgária
14/01/2017    Dia do Ceará com programação especial na praça matriz de Aquiraz
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

PÁGINA INICIAL

 
 

Copyright © 2009-2017 Agência da Boa Notícia  •  Todos os direitos reservados.
Av. Des. Moreira, 2120, sala 1307 - Aldeota  •  CEP: 60170-002  •  Fortaleza - CE
Fone/Fax: (85) 3224.5509  •  E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

    www.igenio.com.br