Informação necessária.
 

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber nosso informativo eletrônico:
Nome: Informação necessária.
E-mail: Informação necessária.E-mail inválido.
 
Youtube Twitter Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

NOTÍCIAS

  25/03/2016 
SEMANA SANTA

Retiro, eventos populares, culturais e religiosos marcam a Semana Santa

A Semana Santa é o tempo propício para refletir sobre os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Neste período, retiro espiritual, eventos de expressão popular e religiosos, além de outras programações culturais marcarão os próximos dias no Estado.

 O Retiro de Semana Santa, realizado pela Comunidade Shalom, tem a proposta de aprofundar a espiritualidade desse tempo litúrgico. O evento acontecerá de 24 a 27 de março, no Ginásio Paulo Sarasate (Rua Ildefonso Albano, 2050). O encontro tem como tema “Somos vencedores em Cristo que nos amou!”. A programação é composta por pregações, momentos de oração e intervenções artísticas, como a Via-Sacra encenada na Sexta da Paixão.
 
Os momentos vividos no Retiro de Semana Santa acontecem em horários complementares às celebrações eucarísticas na Catedral Metropolitana. Nos dias 24, 26 e 27 de março começa às 14 horas e segue até 17h30 e na sexta-feira, 25 de março, a partir das 8h até o meio-dia. “O Retiro de Semana Santa retrata o centro da nossa fé. Seremos revigorados no amor e na nossa fé. Somos vencedores em Cristo que nos amou”, destacou Fábio Lima, da organização do evento.

Encenações
Encenações da Paixão de Cristo e da Malhação de Judas, apresentação de Caretas e Procissão de Penitentes, entre outros eventos relativos às tradições da Semana Santa, acontecerão em todas as regiões do Ceará.

Além de diversos bairros da capital, estão contemplados pelo Edital Ceará da Paixão 2016, do Governo do Estado, contarão com encenações da Paixão de Cristo, da Malhação de Judas e com outros eventos os municípios de Quixadá, Barbalha, Senador Pompeu, Crato, Itarema, Pentecoste, Independência, Aracati, Crateús, Canindé, Cariré, Tianguá, Pacajus, Baturité, Croatá, Sobral e Redenção.

Espetáculos da Paixão de Cristo na Capital acontecem em diversos bairros, com projetos como a 21ª Paixão de Cristo no Bairro Ellery, Gólgota - A Paixão de Cristo no Porangabussu (com Hiroldo Serra, da Comédia Cearense), A Paixão de Cristo segundo Casimiro Coco, do Grupo Formosura de Teatro, Paixão de Cristo do Grupo Corpoart, VI Farias Brito - Monte Castelo tem Paixão e Pétalas - A Maior História de Amor de Todos os Tempos.

O projeto ‘VI Farias Brito e Monte Castelo têm Paixão’ será apresentado em cinco atos: a aparição do anjo Gabriel, a Santa Ceia, o julgamento, a crucificação e a ressurreição. O elenco é formado por 20 pessoas, entre atores da Companhia e jovens da própria comunidade.

“Buscamos a estética do Teatro de Rua por acreditar que com ela chegaríamos mais perto da população, utilizando uma linguagem mais popular. Já os figurinos pensados por Felício da Silva, propõe uma ruptura anacrônica com o propósito de dizer que a mensagem da encenação da Paixão de Cristo é eterna e que o legado do cristianismo não pode ser deixado de lado ou esquecido”, explica o diretor Almeida Júnior.

Cineteatro São Luiz
A 16ª apresentação teatral “Paixão de Cristo” acontecerá em um formato diferente e com apresentações gratuitas no Cineteatro São Luiz, nos dias 25 e 26 de março. O espetáculo acontecerá sempre às 17 horas, iniciando com o concerto sacro do cantor cearense Paulo José, com músicas religiosas como, Jerusalém, O lamento de Israel, Autor da minha vida, Vida nova e o eterno clássico, Ave Maria.

O público vivenciará passagens bíblicas como o julgamento de Jesus por Pilatos, a traição de Judas, a crucificação e sua ressurreição. A realização é do Instituto Solaris com encenação do Grupo Teatral Comédia Cearense.

Musical
Fortaleza recebe entre os dias 22 e 26 de março o Musical “O Grande Sacrifício”(OGS). Em seu oitavo ano de apresentação, o OGS continua a mostrar A Páscoa pelos olhos do homem que carregou a cruz, roteirizado pela publicitária Meg Banhos, com direção artística de Ed Brasil e direção executiva de Niedja Freitas, o musical conta com mais de 300 atores amadores e mais de 100 pessoas que serão voluntários na produção do OGS.

Com roteiro inovador, o musical é um romance sobre a vida de um personagem tão pouco citado na Bíblia, onde o público entra em contato com uma narrativa nova, que fala de páscoa, porém sob a ótica de Simão cirineu (protagonizado por Alex Citó) e está carregada de emoção e contemporaneidade, mas, que não deixa de ser fiel ao relato histórico.

Os ingressos estão à venda a preço de meia entrada para todos, R$ 15,00, nas lojas Blinclass dos shoppings Central, Iguatemi, Via Sul e Parangaba. E a classificação é a partir de oito anos. Mais informações: (85) 3444.3600

As apresentações acontecerão na Tenda da Igreja Batista Central de Fortaleza - Rua do Cruzeiro, 401, Pedras (Km 14 da BR 116 no 4º anel viário).

Fim de semana
O fim de semana de Páscoa será movimentado e repleto de atrações em Fortaleza. O novo Mercado da Aerolândia continua animando o público, e neste sábado (26), a partir das 18h30min, apresentará o espetáculo teatral Picadeiro, do Grupo Fuzuê.

Baseado no universo dos poetas, emboladores e cantadores populares, o enredo da história é conduzida por dois bufões andarilhos, que tiram de suas malas contos, causos da tradição popular e gagues de palhaços tradicionais. O trabalho cênico é conduzido a partir de técnicas de acrobacia de solo e música ao vivo com rabeca, bandolim, sanfona e pandeiro.

Mais tarde, às 20 horas, a festa continua com a música da banda Os Kalanguetú, que vai colocar o povo pra dançar. A banda promete agradar vários públicos ao misturar música regional, maracatu, baião, xote e mpb com uma pegada do rock e suaves momentos de psicodelia.

E no domingo (27), às 18 horas, as crianças vão se encantar com a Contação de Histórias com a Tia Josi e a Caixa Mágica. A programação estimula a criatividade dos pequenos e abre um leque de possibilidades e experiências. Algumas próximas da nossa realidade, quase palpáveis, e outras fantásticas, tão distantes de nós que nos fascinam.

Forró
Se o feriado prolongado foi de descanso, mas no finalzinho surgiu aquela vontade de dançar, o Mercado dos Pinhões tem a programação certa. O tradicional Forró no Mercado anima o público ávido pelo pé de serra regional. Neste domingo (27), a partir das 19 horas, a música ficará por conta de Mathias do Acordeon.
 
Passeio Público
As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (26) Macaúba e Tarcísio Sardinha e, no domingo (27), a música ficará por conta de Samuel Rocha e convidado.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (27), a atração será o Circo Pirilampo.
 
Missas
No Domingo da Ressurreição haverá missas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, as 10 e 12 horas. Às 18h30min, acontecerá a Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, seguido de procissão do Senhor Ressuscitado.

 

Última atualização: 24/03/2016 às 10:25:30
 

Notícias Relacionadas

11/04/2017    Comunidade Shalom inicia Semana Santa com Espetáculo da Paixão de Cristo
22/03/2016    Espetáculo “Paixão de Cristo” será encenado no Cineteatro São Luiz
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

PÁGINA INICIAL

 
 

Copyright © 2009-2017 Agência da Boa Notícia  •  Todos os direitos reservados.
Av. Des. Moreira, 2120, sala 1307 - Aldeota  •  CEP: 60170-002  •  Fortaleza - CE
Fone/Fax: (85) 3224.5509  •  E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

    www.igenio.com.br