Fortaleza - Ceará
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Twitter Orkut
 
  Sobre a Agência
  Notícias
  Artigos
  Produtos e Serviços
  Agenda
  Leis e Cidadania
  Galeria de Fotos
  Links Recomendados
  Opinião
  Fale Conosco
 
Fotos por Jarbas Oliveira
Fone: 85 9988.6898
 
Parabéns
  O Blog Viva Pernambuco parabeniza a Agência da Boa Notícia, de Fortaleza (CE) que fez a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2010, na quinta-feira (27/05), por ocasião do workshop “Comunicação e a Notícia da Vida”. Isso porque a agência trabalha na propagação da mídia de paz e também estimula aqueles que caminham nesta direção. http://migre.me/Kh8s
Reconhecimento
  O meu reconhecimento e agradecimento pela notícias e informações permanentes da Agência; agora com quarenta e cinco graus de temperatura. Esse é o jornalismo científico, noticioso, produtivo, badalado e principalmente em nível de compreensão total para todas as camadas. Roberto Cunha Lima - Jornalista/UFC 
 
Informe os dados abaixo para receber nosso Informativo Eletrônico:
Nome
Email
 
Versão para impressão Aumentar tamanho das letras Voltar Página inicial Diminuir tamanho das letras
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Satisfação de viver - Antero Coelho Neto

Neste início de ano eu desejo para todos vocês uma permanente ``Satisfação de viver``. E o que é isto?

Muita gente confunde os termos qualidade de vida, bem-estar, satisfação de viver e felicidade. E tudo se complica ainda mais porque Qualidade de Vida é uma dimensão ou condição de vida de interpretação complexa e variada, na dependência do local do nascimento e de vivência, idade, classe social, nível de educação e até circunstancial.

A nossa consciência, dimensão exclusiva do ser humano, animal que possui córtex cerebral, é que interpreta as ``sensações`` de uma maneira exclusiva e que nos dar a capacidade de querer, ser, fazer, saber, sentir e ter.

E as sensações humanas nos possibilitam ter e sentir bem-estar, satisfação de viver e felicidade.

A literatura está recheada de definições, principalmente de felicidade, por famosas e variadas personalidades da humanidade. Algumas são realmente lindas e satisfazem o prazer de muitos colecionadores de palavras bonitas e variadas. No Google, você vai encontrar mais de 15 milhões de referências para felicidade e quase 3 milhões para qualidade de vida.

Mas, numa análise realizada por nós, consultando vários centros internacionais famosos de pesquisas no assunto, através de um programa nosso realizado pela Internet e trabalhando em vários momentos importantes com grupos da população brasileira,, chegamos a seguinte conclusão: - o bem -estar físico, mental e social é uma sensação de tranquilidade, um equilíbrio harmônico de não existência de problemas nessas áreas;- na satisfação de viver, alem de um bem-estar, há um prazer de participar, alegria de ser útil e necessário, de gostar de si mesmo, de amar outras pessoas e seu Deus; -já a felicidade é sentida em momentos especiais, de maior satisfação e de grande alegria e, assim sendo, está presente apenas em momentos especiais de nossa vida..

Ninguém é ou pode ser feliz por toda a vida e nem por períodos muito longos. Alguma coisa acontece para modificar o nosso sistema produtor dos neuro-transmissores responsáveis por essa sensação e ela desaparece. Claro que pode voltar outra vez e será essa a nossa busca constante.

E exatamente são os Condicionantes de Qualidade de Vida, principalmente as condições financeiras básicas, educação, saúde, estilos saudáveis de vida e ambiente,, que mobilizam as nossas sensações de satisfação de viver e felicidade. Sem eles tudo fica muito difícil e até impossível.

Por isso é que defendemos e indicamos, como de fundamental importância, fazer um plano de vida, anual para os idosos, para alcançarmos ou mantermos a nossa satisfação de viver e conseguir o máximo de tempos felizes. Bem-estar é bom, mas é pouco. Dizer isto num país com tantos miseráveis como o nosso pareceria até um contrassenso.E então, neste início de ano de eleições, vamos aproveitar e votar apenas naqueles candidatos que possibilitem, principalmente, os condicionantes de nossa qualidade de vida. Por certo vamos exigir que se comprometam com eles e que digam como vão fazer para mudar. Por certo não vamos votar naqueles que roubam a nossa felicidade e satisfação de viver no Brasil.
 
Fonte: Antero Coelho Neto é médico, professor e diretor do IQVida - acoelho@secrel.com.br
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão
Copyright © 2009 Agência da Boa Notícia  •  Todos os direitos reservados.
Avenida Desembargador Moreira, 2120, sala 1307 - Bairro Aldeota  •  CEP: 60170-002  •  Fortaleza - Ceará
Fone/Fax: (85) 3224.5509  •  E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br
www.igenio.com.br