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AGENDA

23 e 24/05/2017

Seminário abordará a importância das competências socioemocionais na educação

O que são competências socioemocionais e qual a importância delas na educação? Quais possuem maior impacto na aprendizagem e no sucesso dos alunos? Como educadores e gestores podem incorporar essas competências no currículo? Essas e outras questões serão discutidas no Seminário Internacional Competências para a Vida: Onde Estamos e Onde Queremos Chegar?, que será realizado em Fortaleza nos dias 23 e 24 de maio, no Hotel Praia Centro. O evento terá a parceria entre Secretaria da Educação do Ceará, Instituto Ayrton Senna, Instituto Aliança e Banco Interamericano de Desenvolvimento.
 
As chamadas habilidades para vida, e que incluem as socioemocionais, se referem a competências como colaboração e persistência, entre diversas outras. Alguns estudos já revelaram seu impacto não apenas na aprendizagem e no clima escolar, mas também no sucesso futuro e bem-estar dos estudantes. No Brasil, já existem iniciativas na rede pública focadas no desenvolvimento dessas competências, com resultados exitosos. Devido à sua relevância, o tema foi inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), hoje em análise no Conselho Nacional da Educação (CNE), e que tem como objetivo estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros deverão aprender ao longo da educação básica.
 
O evento deverá reunir cerca de 400 convidados, entre pesquisadores internacionais e brasileiros, gestores públicos e educadores. O objetivo do encontro será discutir de que forma o desenvolvimento das competências socioemocionais e demais habilidades para a vida pode ser incorporado nas escolas que buscam oferecer a educação integral e, assim, garantir uma formação plena de crianças e jovens, compatível com as necessidades do século 21.
 
Agenda
A agenda do encontro será dividida em três diferentes perspectivas, ao longo dos dois dias de programação: a dos pesquisadores, dos implementadores e dos decisores. No primeiro bloco, “O que dizem os pesquisadores?”, os especialistas apresentarão evidências científicas que mostram a importância dessas habilidades na escola e na vida dos estudantes, além de propostas de organização conceitual desse campo e possíveis caminhos para as escolas promoverem esse tipo de desenvolvimento.
 
Já no segundo bloco, “O que dizem os implementadores?”, serão abordados os principais resultados e aprendizados relativos a programas já adotados no país e que visam ao desenvolvimento socioemocional, como as experiências do Ceará, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por fim, no terceiro bloco, “O que dizem os decisores?”, secretários da Educação irão debater as oportunidades e os desafios para a implementação de inciativas para o desenvolvimento dessas competências em larga escala, nas redes de ensino e em diferentes modelos de escola, de forma a articular essas ações com políticas educacionais.

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